21 de jul. de 2010

Como nasce uma idéia brilhante

Um dia um dos funcionários do aeroporto 4 de Fevereiro teve uma idéia! Colocar um aparelho de Raio-x no meio da pista de pouso e decolagem.
E foi assim que inventaram que, depois de passar uma vez pelo Raio-X no aeroporto, você passa sua bagagem de mão novamente na máquina que fica dentro de um carro estacionado no meio da pista.

11 de jul. de 2010

Espanha x Paraguai

Antes tarde do que nunca!
O jogo Espanha x Paraguai foi novidade pra gente, que dessa vez sentou lá embaixo. Mais perto só as quatro fileiras da frente, onde deve dar pra sentir os pingos de suor (não obrigada).



Com muito mais torcedores da Espanha no estádio, qualquer pessoa com tendência a defender os pobres e oprimidos se sentiria inclinada a torcer pelo Paraguai... mas, dessa vez torcemos os dois pra Espanha.
Almoçando no shopping, vimos a seleção de Gana com um bolo de mulheres enlouquecidas ao redor. Eeeeee também vimos a Alemanha colocar Maradona e seu mulet em seu devido lugar e impedir que ele corresse pelado, que ninguém merece.
Agora o único problema era esse obstáculo à minha visão:


3 de jul. de 2010

Gana x Uruguai

Não vou comentar o jogo do Brasil, afinal este NÃO É um blog sobre futebol. 
De noite fomos ao Soccer City para o jogo Gana x Uruguai. O estádio é monstruoso. Monstruoso também é o que fazem com os torcedores pra chegar a este estádio. 


Primeiro você deixa o carro no estacionamento pra pegar um dos ônibus. Já é uma boa caminhada, mas aquece, e é o mesmo pro Ellis Park. Mas quando você pensa que chegou, desce do ônibus e tem que andar por 40 minutos pra chegar à entrada. Não dá nem pra enxergar o estádio, de tão longe. Seria como deixar as pessoas na Raposo Tavares pra verem uma pelada no Morumbi.






Como nós somos sortudos e a lei de Murphy está sempre do nosso lado, nossa entrada não podia ser a primeira, que era letra R, tinha que ser a J.



Chegando na J, não podíamos estar no primeiro, nem no segundo andar, mas no terceiro e último.


Na cobertura, nosso setor não poderia ser o 515, tinha que ser o 525, o último do corredor.
Depois disso a gente tinha que ser do contra o torcer pro Uruguai. 


De 85mil pessoas, 80mil torciam por Gana. Depois que o Brasil perdeu de tarde, passei pelas fases... primeiro veio a negação, depois tristeza, depois fiquei bem irritada e queria mesmo ver 80 mil pessoas irritadas também. 
E o Rodrigo soprava a vuvuzela na orelha das pessoas. E a gente xingava em português porque ninguém entendia. 
Meu primeiro palavrão foi tímido porque tinha um casal de velhinhos do meu lado. Mas depois que eu ví que a vovó não entendia mesmo, soltei o verbo.
Xingava o juiz, o time, o jogador, a torcida, a Holanda, o Felipe Mello e a mãe dele. 
Então o grande jogador Suárez defende o gol com não só uma, mas as DUAS mãos. Como na queimada, digamos.
E Gana PERDE O PÊNALTI! No último minuto da prorrogação! Aí sim as pessoas ficaram irritadas. E nós fomos à loucura! A platéia de-sa-cre-di-ta-va. 
E depois do Uruguai ganhar nos pênaltis, 50 minutos pra chegar aos ônibus de novo! Irritação pra dar e vender.
Nesse vídeo dá pra ouvir a voz emocionada do torcedor do Uruguai número um... http://www.youtube.com/watch?v=A0aIuwTyPtQ

Café com Mandela

Visitamos a casa do Mandela no Soweto, construída em 1945 e exatamento igual as demais ao redor(por isso muitas vezes as pessoas entravam na casa errada).






E também o museu Hector Pieterson, que fica a duas quadras onde o menino foi baleado e morto pela polícia durante o movimento estudantil contra o ensino do africaans, em 16 de junho de 1976.





Essa é a famosa foto tirada por Sam Nzima, do menino sendo carregado por outro estudante, e que se tornou símbolo da tragédia de 16 de junho, com mais de 500 mortos.

1 de jul. de 2010

Soweto

Fizemos nossa visita ao bairro Soweto hoje.
A SOuth WEstern TOwnship é uma área urbana criada há mais de cem anos, para abrigar não-brancos que moravam no centro da cidade. Hoje Soweto tem mais de 3,5 milhões de habitantes, e 62% de desempregados ou aposentados.