No último sábado o Movimento Patriótico para a Libertação de Angola (MPLA) convocou uma manifestação de paz, contra a manifestação que iria ocorrer na segunda-feira - um protesto ao governo de José Eduardo dos Santos, no poder há 32 anos.
Recebemos pela internet esse link: http://revolucaoangolana.webs.com/
Acabei de ler no UOL que o protesto contra o presidente angolano, previsto inicialmente para a madrugada desta segunda-feira em Luanda, foi adiado para o período da tarde, depois que a polícia prendeu cinco pessoas. Estou no Brasil desde ontem, por isso não sei o que está acontecendo.
A União pela Independência Total de Angola (Unita), principal partido de oposição, afirmou que não participa no protesto. O presidente da Unita disse que a intenção do governo é armar confusão que justifique o assassinato de adversários políticos. (http://www.ionline.pt/conteudo/108565-angola-a-manifestacao-7-marco-e-uma-armadilha-do-governo)
Durante a semana, várias pessoas receberam uma mensagem ameaçadora por celular que dizia ser a Unita a responsável pelo protesto e que um assassino (não lembro o nome) era o líder desse movimento contra o governo. A mensagem pedia também que as pessoas colocassem suas bandeiras de Angola nas janelas durante essa segunda-feira.
Desde sexta-feira os expatriados têm recebido orientação de permanecer em casa durante o feriado e as manifestações. Eu conheço gente que saiu pra abastecer a geladeira antes do fim de semana!
Com manifestações ou não, estou contente de estar de volta e a tempo pro Carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário