4 de dez. de 2009

Feira do Pau

Sábado de manha fui às compras com uma amiga também brasileira (Claudia debutando na minha blogosfera!). Pra variar esquecemos o protetor solar e tostamos nossa nuca de novo.
Na "feira do pau" se o preço começa em 2000 pode chorar que chega nos 950.
No meio da feira um senhor brasileiro me chama de canto e pergunta: - Qual você diria que é o preço justo de uma caixa de madeira dessas?
Foi fácil responder ao brasileiro, porque a Claudia já tinha chorado o preço da caixa até nao poder mais e o negociante faria por 350 o que no início era 500.
Mas no começo a gente fica confuso e com remorso de pagar menos (eu ficava)... depois entende que nem o vendedor sabe explicar o preço que poe nas mercadorias. Ele olha pra sua cara e chuta bem alto se você é branco e estrangeiro.
Enquanto você negocia o preço com um vendedor vem sempre outro do seu lado e fica sinalizando que faz um preço melhor pela mesma coisa. Fica mostrando o produto dele por trás do vendedor com quem você está negociando, até esse perceber. Aí eles começam a discutir...
Mais divertido e autêntico que shopping, só me irrita quando estou saindo da feira e vem meia dúzia de ambulantes atrás tentando que eu faça minha última compra. Usam a técnica do desconto: - Amiga, vou fazer preço bom... leva dois e eu faço desconto. Depois, a técnica da novela: - Amiga, me ajuda, estou a precisar, leva só um pra me ajudar.
E a lenga-lenga vai até você entrar no carro. Eles ficam do lado de fora falando algo que eu nao sei porque eu nao leio lábios.
E se você nao está de carro, como eu e a Claudia naquele dia, eles vao andando atrás. Mesmo depois dela ser categórica: - Amigo, eu NAO quero, percebeu?
Em Sao Paulo a gente já ia achar que o ambulante ia nos atacar, assaltar e surrar. Ele só continua andando atrás... por mais dois quarteiroes. Parece que ele está de sacanagem, mas essa nada mais é do que a famosa técnica de vencer pelo cansaço.










2 comentários:

  1. Aaaaaaaaahhhhhhhh..Gostei das bonequinhas

    ResponderExcluir
  2. Óia!
    Clau é eu mêmu!

    Por que a gente sempre queima a nuca?
    Por que brasileiro fala "a gente"?
    Por que o carados batiques não me fez um descontinho melhor?
    Por que eu sempre fico te devendo quando vamos à feira do pau?
    Por que a gente não socou aquele chato que ficou nos seguindo na saída da feira?
    Por que?
    Por queeee?
    Hein?

    ResponderExcluir